Luiz Henrique troca Botafogo pelo Lyon

Esporte

Destaque do Fogão na temporada, jogador deixará o clube.

Luiz Henrique, um dos grandes destaques do Botafogo em 2024, decidiu não permanecer no clube e seguir carreira no Lyon, também pertencente a John Textor, na próxima temporada. O atacante, que conquistou o prêmio do Rei da América neste ano, será o segundo titular alvinegro a sair, depois de Almada, que também será transferido para o clube francês.

Tendo chegado ao Botafogo no início de 2024, Luiz Henrique conquistou os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, com 12 gols em 55 partidas disputadas. A decisão de sua permanência no Glorioso já havia sido colocada nas mãos do próprio jogador por Textor. Durante a comemoração do título da Libertadores, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro, o empresário americano comentou:

  • “Ele tem uma escolha, certo? O que fazemos na Eagle é trazer jogadores, pedir a eles que venceram campeonatos e, em seguida, honrar o caminho que eles querem. A decisão é dele.”

Embora o plano inicial seja que Luiz Henrique vista a camisa do Lyon, existe a possibilidade de ele negociar com outro clube europeu caso receba uma proposta financeira atrativa. Essa decisão está atrelada à delicada situação financeira vívida pelo Lyon, que impacta as operações e o planejamento do clube.

Crise financeira e desafios de Lyon

O Lyon enfrenta uma crise financeira grave. Em 15 de novembro, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França impôs um bloqueio às contratações do clube na janela de janeiro e anunciou que, caso o Lyon não consiga equilibrar suas finanças, será rebaixado ao final da temporada do Campeonato Francês.

Para lidar com a crise, John Textor busca soluções, incluindo a venda de jogadores para gerar receita. Nesta quarta-feira, o Lyon concretizou a venda de Jeffinho ao Botafogo por 5,3 milhões de euros (cerca de R$ 33,9 milhões). O jogador foi emprestado ao clube carioca em 2024, mas um pouco devido a uma lesão. A transação é fundamental para aliviar a pressão financeira da equipe francesa.

No Campeonato Francês, o Lyon ocupa atualmente a quinta posição, com 25 pontos em 15 partidas. O PSG lidera com 40 pontos em 16 jogos. Já na Liga Europa, a equipe está em quarto lugar após seis rodadas da fase de grupos, com chances de avançar às oitavas de final.

Apesar das recentes chegadas de Almada e Luiz Henrique, o clube francês ainda deverá realizar mais vendas de atletas na próxima janela de transferências para atender às exigências financeiras da DNCG.

Impactos no Botafogo e planejamento para 2025

A saída de Luiz Henrique e Almada faz parte de uma lista de maiores mudanças no Botafogo, que já acumula 11 baixas no elenco, além do técnico Artur Jorge. Entre os jogadores que deixam o clube estão Gatito Fernández, Rafael, Adryelson, Pablo, Marçal, Hugo, Tchê Tchê, Eduardo e Romero.

Para 2025, o Botafogo ainda não anunciou reforços, mas a diretoria segue no mercado em busca de novas peças para a equipe, além de um treinador. Entre os nomes especulados estão o zagueiro Jair, do Santos, o lateral-esquerdo Luan Cândido, do Bragantino, e os meio-campistas Bitello (Dínamo de Moscou), Marlon Gomes (Shakhtar Donetsk), Almirón (Newcastle) e Muniain (San Lorenzo ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *