Foi divulgado IPVA 2025 de SP; veja como consultar e como pagar.

Início Minhas Finanças

Já está disponível para consulta o valor do IPVA 2025(Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os veículos registrados em SP nas redes bancárias e no  site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) e só precisa informar o renavam e a placa do veículo.

O dono do veículo também consegue ver se há algum imposto ou taxa em atraso e que esteja inscrita na dívida ativa.

Sabe qual alíquota irá pagar no IPVA 2025 em SP?

Para a maior parte dos veículos, a alíquota do imposto em São Paulo é de 4%. Exemplo: se o valor do seu carro é de R$ 50 mil, logo, o valor do IPVA 2025 será de R$ 2 mil. No caso do carro zero, basta trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal.

Carros com 20 anos ou mais são isentos de IPVA em São PauloA alíquota para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, é de 1% (descontos para pagamento não se aplicam a esses veículos). Veja as alíquotas de IPVA em São Paulo:

  • Carros de passeio: 4%
  • Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
  • Caminhões: 1,5%
  • Veículos de locadoras registrados em SP: 1%

Quando inicia o pagamento do IPVA 2025 de SP?

As datas de vencimento para quitar o imposto variam de acordo com o último número da placa do veículo, com início em 13 de janeiro para as que terminam em 1.

Os caminhões e tratores têm prazos diferentes. Quem escolher o pagamento integral em janeiro deve fazê-lo em 20 de janeiro com desconto de 3%. Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, o vencimento será em 22 de abril.

Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro. (veja as tabelas completas abaixo).

Como pagar o IPVA 2025 em SP?

Ainda sem novidades nas regras de desconto e parcelamento, existem 3 formas de realizar o pagamento do IPVA 2025. Entretanto, somente uma tem desconto. Veja abaixo:

  1. Pagar integral em cota única tem desconto de 3% em janeiro;
  2. Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro;
  3. Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes.

A novidade da vez é a possibilidade de pagar via PIX, conforme divulgado no site oficial, como mostra abaixo:

Os proprietários de veículos em SP podem pagar o tributo via PIX, gerando um QR CODE. O código tem validade de 15 minutos. Passado esse tempo, é preciso gerar um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código vai expirar.

Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

Para mais informações, acesse o site da SEFAZ-SP: https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/default.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *