Cacau tem melhor desempenho entre commodities

Economia
Cacau tem melhor desempenho entre commodities

O cacau encerrou 2024 com o melhor desempenho entre as principais commodities: com ganho de 175%. Contudo, vejo os preços impulsionados por temores de oferta e volatilidade do mercado.

Contudo, o Cacau pode continuar como melhor desempenho entre commodities?

Queda na oferta do cacau foi impulsionada por colheitas ruins na Costa do Marfim e em Gana, onde a maior parte da safra é cultivada. Os estoques cada vez menores estão pressionando tanto os compradores quanto os fabricantes de chocolate.

Enquanto isso, uma queda nos preços da soja negociada em Chicago fez com que ela assumisse a posição de principal commodities de pior desempenho em 2024.

A ampla produção nos EUA e no Brasil, combinada com uma desaceleração na demanda chinesa, fez com que os preços caíssem cerca de 23% este ano.

Cacau terá melhor desemprenho em 2025?

Os preços recordes do cacau reduziram a liquidez para o nível mais baixo em mais de uma década, à medida que as chamadas de margem aumentaram e as posições se tornaram cada vez mais caras de manter.

Essa baixa liquidez dos futuros contribuiu para as oscilações violentas, e com os preços passando de mil dólares em alguns dos dias mais voláteis de negociação. Na terça-feira (31), os futuros em NY operavam perto da estabilidade após registrar o maior ganho diário desde maio. (Leia também Ibovespa aqui)

Espera-se que as condições climáticas continuem desafiadoras para a atual temporada de cacau na África Ocidental. “As velocidades do vento Harmattan devem estar próximas da média, mas a baixa umidade, a abundância de sol e o vento vão estressar algumas árvores”, escreveram os analistas da ADM Investor Services.

O mercado de commodities em 2024

Em suma, os preços do café arábica premium também subiram cerca de 65% em Nova York este ano, e ultrapassaram os níveis mais altos em mais de quarenta anos, devido aos temores de que uma seca no principal fornecedor mundial, o Brasil, prejudique a produção na próxima temporada. Fonte: Bloomberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *